Artigo original

 

Se encontrar este tipo de engenhos deve informar as autoridades marítimas.

“Apesar de aparentar um estado estável e seguro, estes dispositivos encontram-se na maioria das vezes acionados e totalmente funcionais”.

Uma equipa de mergulhadores da Marinha desativou um engenho explosivo pirotécnico de sinalização marítima encontrado na praia do Osso da Baleia, na Figueira da Foz.

Segunda uma nota oficial, o engenho é um ‘Marine Marker’ utilizado para sinalização de posições ou áreas de interesse. “Requer precauções no manuseamento, uma vez que pode ser extremamente perigoso por conter na sua composição fósforo branco que na presença de oxigénio deflagra, podendo causar queimaduras graves se em contacto com a pele”.

 

 

Esta é a segunda situação deste género este mês, a primeira ocorreu no dia 1 de maio na praia da Peralta, na Lourinhã.

A Marinha aproveitou o mesmo texto para deixar um alerta: “Sempre que sejam encontrados este tipo de engenhos deverão ser informadas as autoridades marítimas. Apesar de aparentar um estado estável e seguro, estes dispositivos encontram-se na maioria das vezes acionados e totalmente funcionais, contendo ainda parte da carga explosiva no seu interior não devendo ser removidos”.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor escreva algo no seu comentário.
Por favor insira o seu nome aqui.